Carregando...
Carregando

Artigos

Brincando com coisa séria

Brincando com coisa séria

Domingo, ao levantar em minha hora de costume, faço o que mais gosto: andar sobre a grama de meu jardim. E como isso me faz bem logo cedo. Após uma olhada sobre o estado em que o mesmo se encontra resolvo colocar a "mão na massa". A grama está muito alta, penso com certa obviedade. Geralmente, quem faz o serviço de poda, adubação e reparos é o jardineiro, que, aliás, custam-me 150 reais a cada visita. Mas nesse dia, quis fazer o trabalho. Estava inspirado. Alguns chamam isso de ócio construtivo.

Ao começar, preparo a máquina de cortar grama que comprei há alguns meses, ligo-a a tomada e "lá vou eu"! Depois de alguns minutos, minha esposa chega, senta em um banco de madeira e me olha fazer o papel de "maridão" aos domingos. Noto em sua face certo orgulho, indescritível, porém sentido por apenas aqueles que experimentam tal proeza.

Não demora e um de meus filhos pergunta: "pai pode ajudar"? Sim, mas cuidado com esta máquina! Coisas de pai, protetor.

Bom. Depois de algumas horas finalmente terminamos o trabalho, e noto que ainda temos boa parte do dia para ficar à toa, sair com a família, ou então assistir televisão; mas o fato é: ainda tenho boa parte de meu final de semana para desfrutar como quiser.

Você pode estar se perguntando: onde quero chegar com esse assunto? Isso é tão comum!

Senhores! Isso tudo consiste em um verdadeiro, apesar da simples, exercício de Planejamento Familiar. Quer saber como? Revivamos cada etapa desta tarefa caseira e constatemos:

- Logo cedo você tem escolhas a fazer, ou seja, cuidar ou não de seu jardim. A vida é, em quase sua totalidade, uma questão de escolhas, portando, eis uma oportunidade de fazê-la e obter uma boa análise e mensuração dos resultados.

- No olhar e atenção de minha esposa, percebo o quão belo e importante é a presença de uma pessoa amiga, companheira, para a vida toda -se possível- e esse gesto fortalece tal relação. Marketing Pessoal! Ela fatalmente irá comentar com outras pessoas: amigas, parentes, colegas de trabalho sobre isso, neste caso, Marketing Viral!

- Ao permitir a ajuda de meu filho, realizo uma Joint Venture de caráter paternal, através da Iniciativa e Pró-Atividade de meu herdeiro, cujo resultado é imediato, somando conhecimentos e forças bem diversas, distanciadas pela equação de nossas idades tão diferentes. Além disso, a prática do Endomarketing se faz presente, incontestável. Quase não temos tempo pra conversar com nossos filhos! Que grande oportunidade! Durante a conversa, enquanto trabalhamos, possivelmente vamos discutir vários assuntos: a "mesada", por exemplo. Tanto meu filho, como eu, teremos a oportunidade de argumentarmos e um de nós, ou até mesmo, ambos, iremos obter um excelente resultado nesta "virada de braços". (Negociação e Vendas).

- O fato de não ter de pagar pela tarefa, a Economia gerada (150 reais), dará até para convidar a família toda desfrutar de uma maravilhosa pizza. E nessa Reunião de Líderes e Liderados, poderemos discutir e decidir assuntos Estratégicos sobre o dia a dia e sobre alguma possível viagem familiar.

- Caso não optemos por esta alternativa, de gastar a economia que fizemos e sim, poupá-la todos os meses, em dez anos teremos algo aproximado à R$ 24.700,00, isso a juros de meio por cento ao mês. Vemos então, uma verdadeira oportunidade de praticar o Planejamento Financeiro. Levando em conta que todos que participam do processo terão histórias para contar e ensinamentos práticos a deixar aos seus sucessores. Já estamos então falando de Planejamento Sucessório! Esse assunto tem causado muita polêmica nos dias atuais e até rompimento de laços afetivos. É bom dar atenção a ele!

Por fim, quero dizer-lhes que, um simples ato dominical pode repercutir em uma verdadeira aula de Comunicação Integrada, onde o investimento é baixo e o retorno extremante alto!

Muitas vezes, o sucesso pode parecer uma tarefa árdua e às vezes até impossível, mas geralmente ele surge de forma simples, em meio aos detalhes que a vida proporciona. Sucesso é o "corpo perfeito, malhado" e a vida é a "academia", onde os aparelhos utilizados necessitam cada vez mais de "anilhas", aqui, representadas pelos dias?

Boa sorte!